Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher
uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante
possa aprender, discutir e conhecer área de seu interesse. Escolher uma profissão é um processo que
deve ser encarado com seriedade. Elaborando o próprio trabalho e observando o trabalho e o relato
dos outros grupos é possível que o aluno desperte para uma área em que não havia pensado.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções básicas de modo de produção, Capitalismo industrial, estrutura dissertativa
Estratégias e recursos da aula
1ª. Etapa: motivação
Iniciar a aula com um diálogo sobre a importância do trabalho, sonho profissional, estratégias
pessoais para alcançar o sonho, desemprego... Fazer o registro das discussões.
Após a apresentação inicial, analisaremos as seguintes mídias– Tudo o que você gostaria de saber
sobre o mercado de trabalho, Estágio profissional e O mercado de trabalho cursos técnicos ou
Faculdade.
www.youtube.com/watch?v=QsgoRJf9QzI Estágio profissional
www.youtube.com/view_play_list?p=1D2587B916F72CA0&search_query=mercado+de+trabalho
Depois de assistir os vídeos fazer um feedback sobre as percepções dos temas apresentados.
Sugestão de questionamentos:
• Quais as vantagens de um curso técnico?
• Quais as habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho?
• Por que a autoavaliação
é importante para a permanência no mercado de trabalho?
• Quando é possível considerarse
preparado para o mercado de trabalho?
• Quais são os desafios a serem enfrentados na atualidade para integrarse no mercado de trabalho?
2ª. Etapa:
Para iniciarmos a atividade analisaremos o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”,
apresentado por Sérgio Pires (webquest) no site da Escolabr
www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1
(Webquest elaborada por Sergio Kakucsi Pires com PHPWebquest)
Importante comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e,
consequentemente, as nossas escolhas profissionais.
A partir disto, em grupo de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões
vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível
superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.
Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou
discuta com eles sobre:
• Como se realiza sua atividade?
• Quais as chances de progredir na sua empresa e o que é necessário?
• Você está contente com seu trabalho? Por quê?
• Na sua opinião, o que é mais importante no seu trabalho, a criatividade ou a experiência?
• Qual a sua opinião sobre o emprego como estagiário?
Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no
grupo durante esta etapa do trabalho.
3ª. Etapa
O grupo deverá procura informações e imagens na internet, em jornais, livros,... sobre a atividade
escolhida na primera fase do trabalho:
• Se é necessário curso superior ou não?
• Quais as escolas de nível superior ou médio oferecem este curso? Onde se localizam estas escolas?
• Quais as possibilidades d e crescimento profis sional nesta profissão ?
• Com o é o mercado de trabalho?
Se for possível, o grupo poderá preparar um painel com estas informações e outras que achar
necessárias a fim de ilustrar a apresentação. Se o grupo entender que seja proveitoso para a turma,
poderá convidar um profissiona l da área para vir até a escola. Neste caso, combine previamente
com a pr ofes sora dia e horário.
4ª. Etapa
Antecipadamente, o grupo deverá coletar da dos para fundamentar sua opinião a respeito das
seguintes questões:
1 Você concorda com a opinião das pessoas que d izem que, em nosso país, há muita gente que
não gosta de trabalhar?
2 Que mudança mais evidentes houve nas relações profissionais nos últimos anos? Você poderia
comentar como se sente quanto a este fato?
3 Ao escolher a profissão, o que deve pesar mais: o lado econômico ou a reali zação profissional?
4 Em nosso País, as chances profissionais são iguais para homens e mulheres? Há profissões que
são mais adequadas aos homens ou às mulheres?
5 No mundo moderno, uma pessoa que conclua um curso superior pode dizer que está formado
profissionalmente?
6 A psicanalista Maria Stela Sampaio Leite, diante de um comentário sobre pessoas que trocam de
profissão até três vezes afirma: Isso não deve ser motivo de sofrimento. A experiência e os
conhecimentos adquiridos nunca são um desperdício. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
7 Há profissionais que atuam em áreas diferentes de sua formação. O que você pensa sobre isso?
Na sua opinião porque isso acontece?
8 O que sabe sobre economia informal?
9 Você concorda que a apresentação pessoal e a maneira de expressarse são importantes?
Justifique.
10 A cada dia, surgem novas profissões, principalmente ligadas a área de serviço. Como você vê
essa posssibilidade?
5ª. Etapa
Após todas essas etapas, o grupo deverá elaborar uma dissertação sobre uma das questões do debate
indicada pela professora. Após será montado um blog para a turma onde serão postados todas as
dissertações elaboradas pelos alunos.
Importante: motivar para que haja uma interatividade entre alunos quanto as dissertações postadas –
incentivar comentários.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estágio profissional Áudio
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de
conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções nas aulas, procurando,
através de um olhar atento, perceber se houve um desenvolvimento mental e uma mudança da
postura frente ao tema apresentado durante a produção dissertativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário