quinta-feira, 17 de setembro de 2009

AULA DE SOCIOLOGIA

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levando em consideração a competitividade do mercado de trabalho e a necessidade de escolher

uma atividade profissional após o ensino médio, este trabalho foi elaborado para que o estudante

possa aprender, discutir e conhecer área de seu interesse. Escolher uma profissão é um processo que

deve ser encarado com seriedade. Elaborando o próprio trabalho e observando o trabalho e o relato

dos outros grupos é possível que o aluno desperte para uma área em que não havia pensado.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de modo de produção, Capitalismo industrial, estrutura dissertativa

Estratégias e recursos da aula

1ª. Etapa: motivação

Iniciar a aula com um diálogo sobre a importância do trabalho, sonho profissional, estratégias

pessoais para alcançar o sonho, desemprego... Fazer o registro das discussões.

Após a apresentação inicial, analisaremos as seguintes mídias– Tudo o que você gostaria de saber

sobre o mercado de trabalho, Estágio profissional e O mercado de trabalho cursos técnicos ou

Faculdade.

www.youtube.com/watch?v=QsgoRJf9QzI Estágio profissional

www.youtube.com/view_play_list?p=1D2587B916F72CA0&search_query=mercado+de+trabalho

Depois de assistir os vídeos fazer um feedback sobre as percepções dos temas apresentados.

Sugestão de questionamentos:

• Quais as vantagens de um curso técnico?

• Quais as habilidades e competências necessárias para ingressar no mercado de trabalho?

• Por que a autoavaliação

é importante para a permanência no mercado de trabalho?

• Quando é possível considerarse

preparado para o mercado de trabalho?

• Quais são os desafios a serem enfrentados na atualidade para integrarse no mercado de trabalho?

2ª. Etapa:

Para iniciarmos a atividade analisaremos o tema “O trabalho nas diferentes sociedades”,

apresentado por Sérgio Pires (webquest) no site da Escolabr

www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=5334&id_pagina=1

(Webquest elaborada por Sergio Kakucsi Pires com PHPWebquest)

Importante comprender como se apresenta a vida e o trabalho no modo de produção capitalista e,

consequentemente, as nossas escolhas profissionais.

A partir disto, em grupo de até 5 alunos, discuta e comente com seus colegas sobre quais profissões

vocês gostariam de conhecer melhor. Não é necessário que sejam profissões somente de nível

superior. O grupo deverá escolher uma profissão que seja do agrado de todos os integrantes.

Se você já trabalha, compartilhe com seus colegas sobre o seu trabalho troque experiências ou

discuta com eles sobre:

• Como se realiza sua atividade?

• Quais as chances de progredir na sua empresa e o que é necessário?

• Você está contente com seu trabalho? Por quê?

• Na sua opinião, o que é mais importante no seu trabalho, a criatividade ou a experiência?

• Qual a sua opinião sobre o emprego como estagiário?

Após, escolham um componente do grupo que possa expor para a turma o que foi comentado no

grupo durante esta etapa do trabalho.

3ª. Etapa

O grupo deverá procura informações e imagens na internet, em jornais, livros,... sobre a atividade

escolhida na primera fase do trabalho:

• Se é necessário curso superior ou não?

• Quais as escolas de nível superior ou médio oferecem este curso? Onde se localizam estas escolas?

• Quais as possibilidades d e crescimento profis sional nesta profissão ?

• Com o é o mercado de trabalho?

Se for possível, o grupo poderá preparar um painel com estas informações e outras que achar

necessárias a fim de ilustrar a apresentação. Se o grupo entender que seja proveitoso para a turma,

poderá convidar um profissiona l da área para vir até a escola. Neste caso, combine previamente

com a pr ofes sora dia e horário.

4ª. Etapa

Antecipadamente, o grupo deverá coletar da dos para fundamentar sua opinião a respeito das

seguintes questões:

1 Você concorda com a opinião das pessoas que d izem que, em nosso país, há muita gente que

não gosta de trabalhar?

2 Que mudança mais evidentes houve nas relações profissionais nos últimos anos? Você poderia

comentar como se sente quanto a este fato?

3 Ao escolher a profissão, o que deve pesar mais: o lado econômico ou a reali zação profissional?

4 Em nosso País, as chances profissionais são iguais para homens e mulheres? Há profissões que

são mais adequadas aos homens ou às mulheres?

5 No mundo moderno, uma pessoa que conclua um curso superior pode dizer que está formado

profissionalmente?

6 A psicanalista Maria Stela Sampaio Leite, diante de um comentário sobre pessoas que trocam de

profissão até três vezes afirma: Isso não deve ser motivo de sofrimento. A experiência e os

conhecimentos adquiridos nunca são um desperdício. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

7 Há profissionais que atuam em áreas diferentes de sua formação. O que você pensa sobre isso?

Na sua opinião porque isso acontece?

8 O que sabe sobre economia informal?

9 Você concorda que a apresentação pessoal e a maneira de expressarse são importantes?

Justifique.

10 A cada dia, surgem novas profissões, principalmente ligadas a área de serviço. Como você vê

essa posssibilidade?

5ª. Etapa

Após todas essas etapas, o grupo deverá elaborar uma dissertação sobre uma das questões do debate

indicada pela professora. Após será montado um blog para a turma onde serão postados todas as

dissertações elaboradas pelos alunos.

Importante: motivar para que haja uma interatividade entre alunos quanto as dissertações postadas –

incentivar comentários.

Recursos Educacionais

Nome Tipo

Estágio profissional Áudio

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de

conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções nas aulas, procurando,

através de um olhar atento, perceber se houve um desenvolvimento mental e uma mudança da

postura frente ao tema apresentado durante a produção dissertativa.